terça-feira, 1 de outubro de 2013

A solidão de ser mãe

            No último encontro do Redescobrir Musicoterapia para Mamães, um tema foi muito presente: a solidão de ser mãe. Seja pelas dificuldades de se manter no convívio social de antes da maternidade, pela dedicação que a maternidade exige, pelos desencontros com amigos e familiares, pela rotina exaustiva, enfim... a solidão vem de várias maneiras quando somos mães. Nesta fase de nossas vidas, quem tem família morando longe ou quem já perdeu a mãe sente essa solidão com mais força ainda.
            Para as mães de primeiríssimas viagem, com poucas amigas-mães por perto e com um marido trabalhando muitas horas por dia, a solidão costuma ser uma companheira fiel... Mas, como acontece com toda mãe, não dá tempo de ficar choramingando e sentindo falta disso ou daquilo. É o almoço que tá atrasado, o xixi que molhou a cuequinha, o trabalho que precisa de mais atenção, o marido que tá pra chegar pro almoço, o uniforme que ainda não tá passado. Ou ainda o relatório que é pra amanhã, a reunião de sábado, a dissertação pra dar conta, o chefe no pé... Aff!! A solidão fica quietinha, suprimida.
            Tive a visita de alguns familiares nos últimos dias. Foi maravilhoso e muito intenso ter tudo aquilo que não tenho há tempos em minha rotina. Mãe, tia, avó, tia-avó aqui em casa. Comidinhas, agradinhos, carinho, conselho, conversa, chazinhos, amor, presentes, presenças... E agora que elas voltaram pra suas casas, apareceu a minha solidão. Essa que tava escondidinha, sufocadinha. Lembrei muito do que vivemos e cantamos no último encontro de mães do Redescobrir Musicoterapia.
            Sabendo da importância desse momento e sabendo que esse sentimento precisa ganhar a voz de tantas mães que passam pelas mesmas dores e saudades, surge o próximo encontro do grupo para mães e bebês.
            E vamos assim: revisitando nossas ações, escolhas, rotina, pensando em quanto tempo tem-se dedicado a estar consigo. Na sua companhia. Você e você.
                  Estejamos mais juntas de nós mesmas e de nós outras.

            Ps.: O Mãezíssima já postou sobre a vida social após a maternidade, com dicas de atividades bem interativas para mães e seus bebês, vale a pena conferir!  

Abraço sonooooro!
Cintia Albuquerque
Mãe, empreendedora, musicoterapeuta.    



Nenhum comentário:

Postar um comentário