segunda-feira, 21 de abril de 2014

Saiba Mais Musicoterapia: Musicoterapia para Idosos

Oi gente! Nosso assunto da semana aqui no Blog é a Musicoterapia para Idosos!


O processo de envelhecimento pode ocorrer de forma ativa e com qualidade de vida. Para tanto, cuidar da saúde física e mental é fundamental. A Musicoterapia é uma alternativa para promover a saúde dos idosos, prevenir doenças e também reabilitar pessoas!
Os atendimentos podem ser individuais ou em grupo. O repertório utilizado é de acordo com a idade e com a história de vida dos participantes do grupo. São utilizados instrumentos musicais e principalmente a voz para compor o cenário sonoro-musical da sessão de musicoterapia.
São respeitadas as condições de saúde dos participantes e os movimentos e atividades são propostas  de acordo com uma avaliação prévia das possibilidades e limitações do grupo.
Importante: o musicoterapeuta que trabalha com idosos deve ser capacitado para realizar manejos posturais quando necessários.
Alguns dos ganhos que os idosos podem vivenciar com a Musicoterapia:
- Interação social: os atendimentos em grupo propiciam um ambiente seguro e estimulante para que o idosos mantenham-se interagindo e construindo vínculos positivos em suas vidas.
- Estimulação cognitiva: a atenção, a memória, a imaginação, as emoções, o aprendizado e a consciência são algumas das estruturas cognitivas que podem ser estimuladas com música, possibilitando a manutenção das conexões neurais ligadas a estes processos.
- Estimulação motora: a musicoterapia pode, de forma prazerosa, auxiliar o idoso a manter movimentos corporais (dos simples aos elaborados), através do tocar instrumentos e também da dança e do gestual ligados às atividades musicais.
- Promoção da Saúde mental do Idoso: bom humor e auto estima são muito estimulados nos atendimentos de musicoterapia para idosos. A descontração é peça chave para envolvê-los e mantê-los saudáveis e ativos, o que também contribui para a manutenção de sua imunidade.

Para maior conhecimento das possibilidades da musicoterapia com idosos, seguem os links abaixo:

Artigos sobre Musicoterapia e gerontologia: http://biblioteca-da-musicoterapia.com/artigos_geriatria.php

Video sobre Musicoterapia e Alzheimer: https://www.youtube.com/watch?v=aul66huI-YY

Nenhum comentário:

Postar um comentário