segunda-feira, 31 de março de 2014

Saiba Mais Musicoterapia: Formação do Musicoterapeuta

Oi gente!!
O sucesso de nossa campanha Saiba mais Musicoterapia foi tanto que decidimos fazer um post extra nesta semana! Presentinho mesmo pra vocês!

Hoje falaremos sobre a formação do Musicoterapeuta. Montamos um quadro ilustrativo com as principais instituições brasileiras que formam musicoterapeutas e com a grade curricular de uma delas, onde estudaram estas profissionais que vos escrevem, a UNESPAR/FAP.

Assim fica mais fácil compreender que o musicoterapeuta é um profissional versátil e facilmente adaptável às suas áreas de atuação. O incentivo à criatividade e o domínio teórico-técnico de disciplinas da saúde e da educação nos ajudam a construir uma práxis apropriada para diferentes clientelas.

Sempre com uma escuta atenta e especializada e com uma prática humanizadora, o musicoterapeuta é um dos profissionais mais descolados do mercado de trabalho.

Confira o quanto estudamos e estude você também! Conheça a Musicoterapia! Saiba Mais!! 




Abraço! 

Cintia Albuquerque




domingo, 30 de março de 2014

Saiba Mais Musicoterapia: Musicoterapia para crianças

Olá pessoal!
Hoje falaremos sobre a Musicoterapia para crianças!



Muitas são as áreas de atuação da Musicoterapia. Ao atuarmos com crianças, atendemos crianças sem qualquer comprometimento e também realizamos atendimentos para crianças com dificuldades motoras, com atrasos cognitivos, com espectro autista, com síndrome de down, com TDAH, com transtornos mentais, com risco social e por aí vai!

Uma máxima que costumamos utilizar em nosso trabalho é: toda criança é estimulável! Mas é preciso encontrar o que dispara uma interação musical e mesmo uma comunicação entre a criança e o musicoterapeuta. Aqui entra o papel das brincadeiras, das canções, dos gestos e dos sons mais inusitados que vocês podem imaginar! O musicoterapeuta não tem limite para procurar até encontrar algo que estabeleça interação entre ele e seu cliente.

Neste primeiro momento a interação será apoiada também em uma anamnese com a família da criança, para levantar questões sobre o histórico de saúde da criança, sobre o planejamento/aceitação da gravidez, sobre as relações familiares e sobre questões sonoras, como preferências sonoro-musicais, habilidades musicais, etc. Durante os atendimentos é realizado um registro chamado de “Testificação Musical”, no qual é feito a avaliação musical da criança, suas afinidades sonoras e instrumentais, repostas musicais/sonoras ou recusas sonoras/ musicais.  

Estabelecidas estas primeiras interações e instaurado o vínculo entre o musicoterapeuta e a criança, começam a ser traçados os objetivos principais e secundários do processo musicoterapêutico. O musicoterapeuta planejará as atividades e intervenções a partir destes objetivos, que estarão ligados à dificuldades identificadas.

Alguns exemplos de objetivos principais de um processo musicoterapêutico com crianças: estimular a autonomia da criança, reforçar a identidade da criança, possibilitar à criança trocas afetivas mais saudáveis, aprimorar na criança a atenção e seus mecanismos cognitivos, aprimorar coordenação motora fina, etc.

À medida em que o processo musicoterapêutico acontece e os objetivos vão sendo alcançados e também revistos, o musicoterapeuta consulta um supervisor para auxiliá-lo a identificar possibilidades do processo, manejos e intervenções necessárias para uma melhor atuação.

Importante atentar-se ao “Produto Sonoro” de uma sessão de musicoterapia, que não visa que o estético sonoro seja “bonito, ou harmônico” aos ouvidos de quem possa estar por ali (como funcionários, terapeutas e professores de uma clínica ou instituição) e sim que seja funcional ao que se propôs. Nos atendimentos, para atingir objetivos estabelecidos com a criança, em relação a estética e gosto musical, não existe o critério de julgamento “certo, errado, feio e bonito” , pois é através das experimentações sonoras, re-criações e improvisações que criança e terapeuta vão seguindo ao fortalecimento do vínculo e ao objetivo buscado. E para isso o espírito lúdico estará sempre presente e aberto às possibilidades.

E a criança atendida vai surpreendendo, se reinventando, adquirindo habilidades e ampliando suas possibilidades (de comunicação e linguagem, cognitivo, motor e de estar no mundo), sempre com muita música, jogos musicais e brincadeiras.

Ao perceber que a criança atendida já alcançou os principais objetivos traçados, o musicoterapeuta reavalia o processo para verificar se há necessidade de traçar novos objetivos, se há necessidade de encaminhar a criança para outro musicoterapeuta (que percorra com a criança outros caminhos), ou se é pertinente prepará-la para alta.

Ressaltamos que não existe um período de tempo determinado para um processo musicoterapêutico. Alguns processos levam alguns meses e ligam-se a questões pontuais e outros processos levam anos e dão o suporte que a criança e sua família precisam para a vida.

Esperamos que nosso breve descritivo de como a musicoterapia pode atuar com crianças tenha contribuído de alguma maneira com nossos leitores. Gostaríamos muito de receber comentários e sugestões por aqui.

Abaixo alguns textos e um video sobre musicoterapia para crianças:

Textos da Revista Brasileira de Musicoterapia, sobre diferentes atuações da musicoterapia com crianças: Texto 1, Texto 2, Texto 3, Texto 4, Texto 5




Abraço!

Cintia Albuquerque e Aline Sampaio
Redescobrir Musicoterapia
www.redescobrirmusicoterapia.com.br





Saiba Mais Musicoterapia!

Olá pessoal!

Hoje estreamos nossa campanha Saiba Mais Musicoterapia! Uma iniciativa para ajudar as pessoas a encontrar informação especializada sobre o assunto. 

Aqui não tem musiquinha pra relaxar... Tem música pra estimular, pra conter, pra aliviar, pra sorrir, pra chorar, pra apoiar, pra transformar. 

Neste momento em que os atendimentos médicos são cada vez mais curtos e fragmentados e  que os psicotrópicos estão tão em alta e trazendo tantas consequências para diversos setores de nossa sociedade, a Musicoterapia torna-se uma alternativa viável, eficaz e também científica para lidar com os desafios de saúde que se apresentam.

A Musicoterapia pode ser a saída para um acompanhamento de saúde integral e para uma visão complexa e atuante dos processos de adoecimento e de manutenção de saúde de cada ser.

Quais as áreas de atuação da Musicoterapia, quais são os benefícios possíveis para cada área, quais as principais abordagens teóricas, quem pode ser atendido por um musicoterapeuta, o que estuda um musicoterapeuta, quais instrumentos e que músicas são utilizadas são alguns dos assuntos que vocês encontrarão aqui no Blog do redescobrir Musicoterapia!

Fiquem ligadinhos na gente e nos enviem suas dúvidas e comentários!!




E para esquentarmos os tambores, aqui vai um video de nossas musicoterapeutas explicando de modo geral o que é a Musicoterapia:


Nossa próxima postagem falará sobre Musicoterapia para Crianças! Não percam e Saibam Mais Musicoterapia!